segunda-feira, 16 de agosto de 2010

II Festival de Música da Assoc. Balbina Fonseca

Guitarra x Violão: novo confronto à vista?



Vai rolar mais um festival de música... e fica aquela esperança de que as coisas mudem... O confronto entre guitarras e violões será grande... e digo mais, se Rosinha de Valença estivesse nacido hoje, ela usaria ALL STAR, cabelo roxo e teria uma banda de rock! será que a MPB não tem mais espaço na cidade?... não há ninguém fazendo aquela MPB que se foi... foi e não volta mais. Mas existe esse teor nostálgico por parte da elite valenciana... a MPB já foi ? não tem MPB no coreto, na rua dos mineiros, nos botecos de 5ª categoria... a MPB existe forte em Conservatória, e lá a coisa flui, transpira MPB típica e original... "VALENÇA é a cidade do rock?" talvez... Mas podemos aguardar a MPB, voz e violão tocando em larga escala, tudo para ganhar o festival, a premiação... e sempre os mesmos: Nilo Canedo ("herói da resistência"), Paulinho Lima, são boníssimas pessoas, gente fina, mas o som... aquela típica fórmula "música pra ganhar festival"... essa galera conhece a guitarra elétrica? ou estão ainda segurando cartazes com os dizeres "Não à Guitarra Elétrica!"... tá louco... o rock já teria que ter seu espaço nos festivais da cidade. A MPB já não é mais a mesma... Inscreva sua banda. Botem fogo na guitarra. Pulem, gritem... mas estejam preparados pois uma música feita na receita, pode ganhar. Esperamos que não, tudo vai depender de jurados competentes, atualizados, contemporâneos...........Inscrições até o dia 28 de agosto, duas categorias GERAL e BANDA e premiação bacana em dinheiro.

Bem a matéria ficou radical demais, mas dividiram o festival em duas categorias, e foi ótimo ver roqueiros e mpb's juntos abraçados, rindo... A pilha é importante para incentivar a galera a participar e a fazer MPB de primeira! Tem coisa melhor que a Tropicália? Eu amo MPB, mas bem feita. A intenção é também mostrar que há uma juventude em Valença que faz rock e precisa de espaço. E estão conseguindo. parabéns à M45, a Vermillion Theory, à Luana e banda... entre outros que iniciam sua jornada na música. Desculpe pelas palavras, mas venham conversar comigo! Beijos!

5 comentários:

  1. underground? naquele teatro que os de gomes construiram com a ajuda do zé pra fazer os laranja de valença dançarem a bossa nova como a mais nova invenção da arte e da cultura? banda rock que se preza não pisa lá não, bicho.

    ResponderExcluir
  2. Cara, você é mesmo patético! Esse rockzinho vagabundo que vi no festival é que vai acabar com a MPB? As guitarras vão furar de tanto fazerem o mesmo acorde e repetirem solos já feitos e refeitos. Aliás, não é só aqui. O tal Rock Brasil dá chulé em pé de mesa. Por que será que nenhuma banda de Rock brasileira consegue expressão internacional?

    ResponderExcluir
  3. Nem tanto e nem tampouco brow. Vc precisa tirar a roupa do preconceito que é o que mais prejudica o rock and roll legitimo e respeitar aqueles que curtem a MPB. Desse jeito seu blog vai ficar restrito a um bando de pé rapado que curte uma parte restrita do rock que é muito mais abrangente do que ligar a distorção no máximo e tirar umas microfonias. Acho vc super inteligente mas tem que ser mais expansivo e menos preconceituoso. Aproveite o seu talento brow! abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não existe confronto entre guitarra e violão! música não é campo de batalha! música é cultura independente do instrumento que o executa!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você anônimo. Valeu a força e continue dando essa força! Recomendo 1 hora por dia antes de dormir escutar o rádio fora de sintonia. Ao acordar, meia hora de tv fora do ar. Depois do almoço, ligue o liquidificador no volume máximo, coloque o ouvido dentro do copo e de cinco em cinco minutos troque de lado. Ah, não ouça rádio FM, e nem MPB de 5ª qualidade. Quando me ver na rua, irei conversar com você. Qualquer dúvida me procure, sempre estou aberto a conversa de primeira (música própria, cover não!). Abraços e beijos.

    ResponderExcluir